O Papa Leão XIV convocou um terço pela paz no próximo sábado, 11 de outubro, na Praça de São Pedro., diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima
Durante a audiência geral de 24 de setembro, o Papa anunciou um dia especial de oração para 11 de outubro, data que coincide com a memória de São João XXIII e o aniversário do início do Concílio Vaticano II. O Papa convidou todos os fiéis a rezarem o terço diariamente durante o mês de outubro e pediu aos funcionários do Vaticano que se unissem à oração todos os dias às 19h na Basílica de São Pedro.
Terço com a imagem original de Nossa Senhora de Fátima
Durante a Vigília, a imagem original de Nossa Senhora de Fátima, conhecida por fiéis de todo o mundo e símbolo da "Esperança que não desilude", estará no adro da Basílica Vaticana. Esta será a quarta vez que a imagem deixa o Santuário de Fátima rumo a Roma: a primeira foi em 1984, para o Jubileu Extraordinário da Redenção, quando, em 25 de março, São João Paulo II consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria; a segunda vez foi no Grande Jubileu do Ano 2000; e a terceira, em outubro de 2013, para o Ano da Fé com o Papa Francisco. A escultura, criada pelo artista português José Ferreira Thedim, em 1920, é conservada na Capelinha das Aparições do Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Ela foi solenemente coroada em 13 de maio de 1946, e a bala que atingiu João Paulo II no atentado de 1981 foi posteriormente inserida na coroa.