Curso para noivos

Já está marcada para janeiro de 2024 a próxima edição do curso de preparação para o casamento. Inscrições no link ou por e-mail. Leia aqui alguns testemunhos.

Inscrições: clicar aqui

O Curso de Noivos é promovido pelo Oratório de São Josemaria, coordenado pelo Pe. Miguel Cabral e com a colaboração de nove casais mentores.

Está estruturado segundo o Magistério da Igreja Católica, e toca os fundamentos antropológicos, a estrutura e dinâmica do amor conjugal, os princípios básicos do matrimónio e família, e a vivência no casamento e na família.

Os casais mentores apresentam os diferentes temas, enriquecendo-os com o seu testemunho vivo enquanto casal e família. Por outro lado, espera-se a reflexão pessoal por parte dos noivos sobre a sua decisão de casar e os seus planos para o grande projeto das suas vidas.

Vários temas serão abordados nas sessões, tais como: a relação com as famílias de origem, a comunicação entre o casal, a paternidade e maternidade responsáveis, as finanças do casal, o desgaste da rotina, as decisões em casal, etc.

Haverá a oportunidade de uma conversa individual com um dos casais mentores ou com um sacerdote.

O curso tem um valor de 100€/casal, o qual incluí os almoços (nos 2 sábados), coffee breaks e material de apoio.

oratorio.josemaria@gmail.com

Leia aqui alguns dos testemunhos da edição de 2023:

“O curso teve muito impacto na preparação do casamento e terá com certeza bastante impacto na nossa vida futura.”

“Foi um curso com muito equilíbrio entre a Doutrina da Igreja Católica e a Vida prática que, enquanto casal, serão o centro do nosso dia-a-dia!”

“O curso ajudou-nos a termos ambos o mesmo horizonte para a nossa família; a ter outras referências (mais positivas) que defendem os princípios e valores com que nos identificamos; a ganhar consciência da importância da relação que temos e do projecto de vida a que somos chamados; e, finalmente, a refundar a nossa família, agora alicerçada em Deus. Por tudo isto, o nosso grande bem-haja!”

“Obrigado, gostámos muito.”

“O curso foi muito, muito bom. Permitiu-me conhecer de forma mais profunda e explícita conteúdos e ideias que eu já tinha em mim de forma tácita. No fundo, ajudou-me a conhecer-me ainda mais. Para além disso, ajudou-nos também a conhecermo-nos. Pôs-nos a conversar de forma mais clara e concisa de temas que já debatíamos antes, mas com menos qualidade de "argumentos". Foi muito enriquecedor.”

“Já tinha feito alguns cursos de namorados onde foram abordados estes temas. Foi muito surpreendente o quão importante é relembrar estes temas no noivado, com os olhos postos agora num futuro concreto.”

“Teve um grande impacto, venho com uma noção ainda maior do que é a vocação do matrimónio, a certeza de que a tenho, de que quero viver essa vocação com o meu noivo, e a sentir-me ainda mais próxima de Deus e com vontade de fazer a sua vontade.”

“O curso fez-nos refletir profundamente em casal sobre a proposta cristã do matrimónio, a verdadeira, dando-nos discernimento para juntos alcançar a santidade.”

“Gostei muito! Foi muito bem pensado o intervalo entre as duas sessões, deu algum tempo para conversar e aprofundar os temas. Temos a graça de ser muito bem acompanhados, mas ouvir casais dar o seu testemunho e falar sobre estes pontos, ajudou-nos a conversar sobre algumas coisas que ainda não tínhamos falado e a ver com um olhar novo algumas questões.”

“De forma global o curso estava muito bem estruturado e os temas eram de muito interesse.”

“Olhando em retrospectiva, foi um momento de refundação da nossa família, nos seus valores estruturantes e fundacionais e da beleza que foi fazer o caminho - por vezes, difícil, como qualquer bom caminho - da união natural à união sacramental. Assim sendo, ambos sentimos a necessidade de ir revisitando os vários temas que foram abordados e percebemos que assim continuará no futuro. Gostaríamos também de agradecer os conselhos dados, nomeadamente sobre a educação dos filhos. (…) Como casal, fomos convidados para fazer parte da equipa da Pastoral Familiar da Paróquia, e assim podemos ir caminhando também ao ritmo da igreja local e conhecendo melhor as necessidades e oportunidades da nossa paróquia. Por favor, continuem o excelente trabalho feito até aqui! Estão nas nossas orações e, mais uma vez, o nosso grande bem-hajam!! Com amizade.”