Nesta palestra pretende-se abordar a Páscoa recorrendo a diversas formas de conhecimento: a Fé, que nos foi revelada em Jesus Cristo e transmitida pela Igreja; a História, que enquadra os acontecimentos no tempo; e a Arte, que ao longo dos séculos trouxe até nós estes acontecimentos.
Páscoa na Fé, na História e na Arte
Nesta palestra pretende-se abordar a Páscoa, a data mais importante para os cristãos, recorrendo a diversas formas de conhecimento: a Fé, que nos foi revelada em Jesus Cristo e transmitida pela Igreja a quem pertencemos; a História, que enquadra os acontecimentos no tempo e no espaço em que ocorreram e convoca as personagens que intervieram; e a Arte, que ao longo dos séculos trouxe até nós estes acontecimentos.
Vamos até ao Egito dos faraós para acompanhar o Povo Judeu na primeira Pessach para, depois, o acompanharmos até à Terra Prometida, terra conquistada pelos romanos em 63 a.C., e podermos acompanhar a Páscoa de Jesus que aí ocorre no reinado de Tibério, no tempo do governador Pilatos.
De tudo isto nos fala a Bíblia, mas também Flávio José, o Santo Sudário, mas também os vestígios arqueológicos. De tudo isto também nos falam Marc Chagall, Huybrecht Beuckelaer, Randy Zucker, Christian Rohlfs, Leonardo da Vinci, Vasiliy Myazin, El Greco e muitos outros.
***
Maria João Ferro de Matos: Professora História e de História da Arte. Fez grande parte da sua carreira no ensino público, onde lecionou as disciplinas de História e de História da Arte no Ensino Básico e Secundário e desempenhou funções de direção e coordenação pedagógica. A partir de 2009, começou a dar aulas no Colégio de São Tomás, assumindo a coordenação do Departamento de História. Elaborou os programas e os manuais de História em vigor no colégio. Tem vindo a desenvolver, ao longo dos anos, cursos livres sobre diversos temas de História Geral, de História de Portugal e de História da Arte europeia e portuguesa.