Notícia

Mensagem de Natal 2025 - Oratório de São Josemaria

"Que este Natal renove em cada família a certeza de que nenhum gesto de amor é pequeno quando é feito com Deus."

Mensagem de Natal 2025 - Oratório de São Josemaria

Neste Natal, contemplamos o mistério de um Deus que Se faz pequeno para estar próximo de cada homem e de cada família. É em Cristo que a humanidade reencontra a sua verdadeira grandeza: Ele ilumina a inteligência, fortalece a vontade e dá sentido à vida quotidiana quando é vivida no amor e no dom de si.

Ao contemplar a pobreza do presépio de Belém, um olhar de fé descobre que naquela gruta se encontra a nossa maior riqueza: o maior tesouro de Deus para a humanidade, o Seu Filho, o nosso Salvador, que por amor Se fez homem. E na Sagrada Família encontramos um modelo para as nossas próprias famílias.

Como baptizados, somos chamados a fazer brilhar esta Luz de Esperança num mundo em que tantos vivem ainda às escuras, porque não conhecem Jesus. A maior pobreza continua a ser a ausência de Deus. E o primeiro lugar onde essa luz deve acender-se é a nossa casa: no diálogo paciente, no serviço amável, no perdão quotidiano, na oração partilhada, no trabalho escondido, na atenção delicada aos mais frágeis. É na família que se aprende a amar, a confiar e a esperar, para depois cada lar se tornar um pequeno farol que irradia a luz de Cristo para o mundo.

Através de gestos concretos de afeto, façamos Jesus presente na vida dos que nos rodeiam. Recordemos estas palavras do Papa Leão XIV na exortação apostólica Dilexi te: «Nenhuma expressão de carinho, nem mesmo a menor delas, será esquecida, especialmente se dirigida a quem se encontra na dor, sozinho, necessitado» (n. 4).

Comecemos pelas nossas famílias: esposos, filhos, pais, irmãos, avós. Sejamos, no meio das dificuldades e desafios próprios de cada lar, verdadeiros “semeadores de paz e de alegria”, fazendo das nossas casas “lares luminosos e alegres”, expressões tão queridas a São Josemaria Escrivá.

Que este Natal renove em cada família a certeza de que nenhum gesto de amor é pequeno quando é feito com Deus; e que o Menino de Belém vos conceda a Sua paz, a Sua luz e a alegria serena de servir e de viver unidos n’Ele.

No Oratório de São Josemaria continuaremos, com renovado empenho, a acolher e a acompanhar todas as famílias que por cá passam. Rezamos por todos e contamos também com a vossa oração e amizade. Santo Natal!

Pe. Miguel Cabral