Publicações

Artigos

Donativos para o Oratório de São Josemaria

Veja como pode contribuir para as despesas do Oratório de São Josemaria. Atenção ao novo MB WAY: 969 088 366 ou 933 219 699

Exposição Solene do Santíssimo Sacramento (5ª feira)

A partir de agora haverá Exposição Solene do Santíssimo Sacramento todas as tardes de 5f: desde as 16h até pouco antes da Missa.

Pensamentos e emoções

Gerir as emoções é uma “ginástica” que todos devemos praticar. E não convém esquecer um dado bastante óbvio da sabedoria popular: todas as emoções são precedidas de pensamentos (Pe. Rodrigo Lynce de Faria)

Tertúlia dos 75 anos do Opus Dei em Portugal - 24 junho, às 21h

1946 - 2021: tantas histórias para contar Testemunhos vivos e boas memórias dos que têm percorrido em Portugal este caminho. Com a presença de D. Manuel Clemente, Pe. José Rafael Espírito Santo e Isabel Sánchez, entre outros.

Missa em honra de S. Josemaria: dia 26 junho às 12h e 19h no Oratório

Apresentamos também os horários e locais de outras missas que se celebrarão, em Portugal, por ocasião da festa de S. Josemaria, fundador do Opus Dei.

Porquê tanta fragilidade?

«Porque é que actualmente parece que as crianças são mais frágeis?». Quem se faz esta pergunta é Leonard Sax no seu livro “The Collapse of Parenting”. Dedica todo um capítulo a responder a esta questão com muitos dados que procedem da sua experiência como médico e psicólogo (Pe. Rodrigo Lynce de Faria)

Missa na Solenidade de Pentecostes

Próximo domingo, dia 23 de maio, às 19h

Semana Santa 2021 - Horário do Oratório

Chama-se «Semana Santa» à última semana da Quaresma, a que prepara e introduz na celebração da Páscoa. Começa com o Domingo de Ramos ou da Paixão, e termina com o início do Domingo de Páscoa. Abarca, portanto, dias de Quaresma, até à Quinta-Feira Santa à tarde, e os dois primeiros dias do Tríduo Pascal.

Será que Deus realmente existe?

Todos necessitamos refletir sobre Deus para encontrar um sentido para a nossa vida. A pergunta pela existência de Deus é a mais radical que podemos fazer e aquela que terá maior influência no nosso modo de agir nesta existência terrena, que todos sabemos ser finita (Pe. Rodrigo Lynce de Faria).

Orientações para o recomeço das Missas no Oratório de S. Josemaria

Orientações da Conferência Episcopal Portuguesa para a celebração do Culto público católico no contexto da pandemia COVID-19

Oratório São Josemaria: 75 anos do Opus Dei numa exposição com fotografias inéditas

No próximo dia 5 de abril às 16h no Oratório São Josemaria em Lisboa inaugura-se a exposição itinerante sobre os 75 anos do Opus Dei em Portugal

Carta do Cardeal Patriarca por ocasião da proximidade da Páscoa do Senhor

Façamos tudo para que a pandemia não alastre e novo confinamento não se imponha. Celebrações mais intervaladas e breves, com presença limitada e fisicamente espaçada; ambientes arejados; uso de máscaras e desinfetante das mãos; comunhão na mão e omissão de aglomerações antes e depois de cada celebração… Tudo são modos comprovados de prevenir o alastramento da pandemia. Assim os observaremos, para que os contactos não degenerem em contágios.

"The Social Dilemma"

Este documentário não só reaviva o importante debate sobre os perigos do mau uso das redes sociais, mas também oferece uma abordagem bastante original do tema: manipular as pessoas que utilizam as redes sociais é o fim primário das mesmas (Pe. Rodrigo Lynce de Faria).

Comunhão espiritual

A comunhão espiritual é uma realidade da nossa Fé, deve ser querida e utilizada com real devoção. É grandioso sabermos que Jesus está presente na Hóstia Consagrada. E também é maravilhoso saber que nos podemos unir a Cristo espiritualmente.

Cultivar a amizade

Não há dúvidas de que o tema da solidão é muito importante no mundo actual. É conhecido que em Inglaterra existe uma Secretaria de Estado especializada na solidão, uma vez que este problema nesse país é considerado – e bem! – como um problema de saúde pública. (Pe. Rodrigo Lynce de Faria)

Imposição do Escapulário - Festa de Nossa Senhora do Carmo

6f, dia 16 julho, depois da Missa das 19h e sábado, dia 17, depois da Missa das 12h (agradecemos inscrição prévia na portaria ou por email: oratorio.josemaria@gmail.com). Deve trazer escapulário de pano ou pode comprar na portaria.

Distrações e perda de tempo

Como se explica essa repugnância que cada um de nós experimenta por manter a atenção numa atividade intelectual? (Pe. Rodrigo Lynce de Faria)

A família é essencial

E a família é essencial, por muito que atualmente haja pessoas que nos tentem convencer com sofisticadas fórmulas sociológicas e psicológicas de que esta afirmação é um bocado exagerada e com cheiro a mofo (Pe. Rodrigo Lynce de Faria)

Missas de Domingo - novos horários (estado de emergência)

A partir do dia 15 novembro, haverá Missa dominical às 10h, 11h e 12h. Ao sábado a Missa é às 12h. Durante o fim-de-semana o Oratório só abre da parte da manhã.

Aprender com os gregos

É uma ingenuidade perigosa pensar que a técnica por si mesma significa um progresso do mundo actual. Para que isso seja assim, ela deve estar acompanhada por uma reflexão que marque os seus limites éticos e explore as suas possibilidades mais humanas (Pe. Rodrigo Lynce de Faria)

Voltem à Missa «logo que possível», o convite do Papa aos católicos

O Papa Francisco convidou hoje os católicos a assinalar a solenidade do Corpo de Deus com “confiança” no futuro e em Deus, regressando à celebração da Missa assim que for possível.

Estudar exige esforço

Qualquer aprendizagem, que o seja de verdade, requer esforço e estudo sem distrações (Pe. Rodrigo Lynce de Faria)

Biografia de São Josemaria

Breve resumo da vida do fundador do Opus Dei

O coração do trabalho: a visão de S. Josemaria

Com fragmentos da pregação de S. Josemaria, este vídeo ilustra as diferentes dimensões que compreende a santificação do trabalho, mostrando assim o que significa encontrar a Deus na vida quotidiana. Vídeo de 7m52s. Legendas em português.

Novena da Imaculada Conceição (ÁUDIOS)

De 30 de Novembro a 8 de Dezembro realizou-se a Novena da Imaculada Conceição no Oratório (gravações áudio disponíveis). As pregações inspiraram-se nas palavras de NSra: "Fazei o que Ele vos disser (Jo 2, 5)".

XVIII Domingo do Tempo Comum (1 e 2 agosto) - inscrição para as Missas

ATENÇÃO: Durante o mês de agosto haverá duas Missas ao Domingo, às 12h e às 19h. Não é obrigatório, mas devido ao limite de pessoas por celebração e para facilitar a distribuição das pessoas pelas Missas pedimos que faça a inscrição no link abaixo indicado (muito simples). Agradecemos a pontualidade.