Artigo

Um Menino nasceu para nós

O nascimento de Jesus é um acontecimento extraordinário que nos permite renascer espiritualmente todos os anos. No Menino deitado na manjedoura encontramos força para superar todas as provações que se possam apresentar na nossa vida (Pe. Rodrigo Lynce de Faria).

Sábado, 8 de Janeiro de 2022

Um Menino nasceu para nós

Muitos dizem que a maior alegria desta vida é o nascimento de uma criança. É algo extraordinário que transforma todos aqueles que a rodeiam: mãe, pai, irmãos, avós, amigos, vizinhos. Desencadeia grandes energias, que pareciam já não existir, e ajuda a superar fadigas “invencíveis”: cansaço, incómodos, noites sem dormir.

Assim é o Natal!

O nascimento de Jesus é um acontecimento extraordinário que nos permite renascer espiritualmente todos os anos. No Menino deitado na manjedoura encontramos força para superar todas as provações que se possam apresentar na nossa vida.

«Um Menino nasceu para nós, um filho nos foi dado”, diz-nos o profeta Isaías (Is 9, 5). Sim, Jesus nasce para cada um de nós. O Filho de Deus por Natureza vem para nos tornar filhos de Deus pela graça.

Deus vem como Filho a este Mundo, criado por Ele, para nos transformar todos em filhos de Deus e herdeiros do Céu.

Este é o ponto de partida de cada renascimento espiritual que estamos chamados a realizar na nossa vida e que se torna mais fácil fazer na Noite de Natal: reconhecermo-nos de verdade filhos de Deus, amados infinitamente pelo Pai que está nos Céus.

Parafraseando umas palavras do Papa Francisco numa Noite de Natal:

És, Tu, Jesus, o Filho que me torna filho. Amas-me como sou, não como gostaria de ser. Abraçando-Te, Menino, reabraço a minha própria vida com todas as suas misérias e limitações. Tu que vens para me salvar, ensina-me a ser instrumento nas tuas Mãos para salvar os outros. Tu que nunca me deixas só, ajuda-me a não deixar ninguém sozinho porque, a partir desta Noite, todos somos irmãos, filhos de um mesmo Pai.

Um Santo Natal, para todos!

Pe. Rodrigo Lynce de Faria